Por uma perspectiva metodológica e crítica da Teoria: Jan Mukarovsky, Mikhail Bakhtin e Karel Kosík

Autores

  • Claudia Erthal Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este artigo visa traçar um quadro comparativo das ideias dos pensadores Jan Mukarovsky, Mikhail Bakhtin e Karel Kosík a respeito das práticas estéticas e sua relação com a esfera social, cultural e com agentes do campo social e literário, bem como de formulações teóricas e conceituais sobre a realidade. Tais autores apresentam pontos de vista complementares e coincidentes, sobretudo porque utilizam a mesma metodologia de abordagem, a dialética marxista. Além disso, questionam o modo como o conhecimento teórico vinha sendo construído por algumas linhas de pensamento. Acreditando que esses pontos de vista esclarecem muito sobre as nossas práticas de análise no campo da arte e da literatura ainda hoje e nos trazem uma possibilidade metodológica e crítica para as mesmas, resolvemos discorrer sobre as principais ideias desses pensadores como parâmetros teórico-críticos.

Biografia do Autor

  • Claudia Erthal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Mestranda em Estudos Literários no programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de literatura no Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo de Santa Maria – RS.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Por uma perspectiva metodológica e crítica da Teoria: Jan Mukarovsky, Mikhail Bakhtin e Karel Kosík. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 413-434. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2614