Distribuição de Bolsas Produtividade em Pesquisa na UFMG: Uma questão de Gênero

Autores

  • Viviane Angélica Silva Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este artigo apresenta dados referentes à distribuição das bolsas produtividade em pesquisa do CNPq distribuídas entre os docentes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) no ano de 2007, considerando a categoria gênero. O ano de 2007 foi extremamente importante para a maior universidade mineira, considerando que marca os oitenta anos da instituição. O texto começa registrando esse momento, que suscitou amplo debate na universidade sobre a sua vocação. Na sequência, busca compreender como as ideias de universidade, ciência e tradição podem desvelar desigualdades de gênero. Este artigo resulta de pesquisas do Programa Conexões de Saberes na UFMG que propôs mapear os processos (in) visíveis de exclusão na academia a partir da realidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Biografia do Autor

  • Viviane Angélica Silva, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutoranda em Sociologia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Distribuição de Bolsas Produtividade em Pesquisa na UFMG: Uma questão de Gênero. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 351-372. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2611