Recategorização, semantização e discursivização na trajetória de gramaticalização do onde

Autores

  • Sostenes Lima Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Maria Luiza M. S. Coroa Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a trajetória de gramaticalização do onde, apontando os processos de mudança aí implicados. Parte-se do princípio segundo o qual os itens linguísticos, em processo de gramaticalização, sofrem diversas mudanças, envolvendo tanto elementos formais quanto lexicais e semânticos. Na trajetória de gramaticalização do onde, foram encontrados traços de mudança em três níveis: categoria gramatical (recategorização), conteúdo semântico (semantização) e funcionamento discursivo (discursivização).

Biografia do Autor

  • Sostenes Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
  • Maria Luiza M. S. Coroa, Universidade de Brasília (UnB)
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Recategorização, semantização e discursivização na trajetória de gramaticalização do onde. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 307-333. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2609