A produção de textos opinativos por crianças do 6º ano do ensino fundamental II

Autores

  • Aline Fernanda Camargo Sampaio Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Produções escritas. Persuasão. Sequências tipológicas.

Resumo

Partindo do pressuposto de que as crianças são capazes de elaborar textos de natureza argumentativa, desde que sejam apresentadas a elas condições pedagógicas favoráveis, o presente artigo tem por objetivo discutir a construção de habilidades persuasivas, em produções escritas, por crianças do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual localizada na cidade de Sorocaba/SP. Deixando-se em segundo plano a preocupação com fatores relacionados à superfície textual, tais como pontuação e aspectos ortográficos, este estudo permitiu-nos chegar à seguinte conclusão: das 25 produções analisadas, apenas 2 delas não apresentaram uma posição assumida por parte do produtor do texto. Em contrapartida, nas 23 produções restantes, os alunos demonstraram um posicionamento sobre aquilo que estava sendo solicitado na proposta. As reflexões sobre linguagem e contexto escolar foram fundamentadas em estudiosos, como: Frago (1998), Hanks (2008), Koch (1989, 1990, 2002) e Travaglia (1989, 1990). Quanto ao estudo das sequências tipológicas tomou-se como base a perspectiva teórica defendida por Adam, a qual é retomada por Bronckart (1999). Já os estudos sobre argumentação e persuasão foram fundamentados em autores, como: Almeida e Leitão (2000), Dolz, Pasquier e Bronckart (1993) e Koch (1997,1999). Por fim, para subsidiar as discussões sobre a importância do ensino dos gêneros textuais na escola, foram considerados os postulados defendidos por Franco (1997) e Gomes-Santos (2007).

Biografia do Autor

  • Aline Fernanda Camargo Sampaio, Universidade de São Paulo (USP)
    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Academia de Ensino Superior (AES), Graduada e Licenciada em Letras/Português pela USP. Professora Universitária e Pesquisadora do Grupo DiCLiME-USP (Diversidade Cultural, Linguagem, Mídia e Educação).

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

A produção de textos opinativos por crianças do 6º ano do ensino fundamental II. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 287-306. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2608