E se a literatura encena literatura em si? Provocações e algum fundamento de metaliteratura no gênero dramático
Resumo
Neste artigo, pretende-se discutir sobre os fundamentos dos estudos de metaliteratura, objeto do projeto “Metaliteratura e suas metáforas”, bem como descrever alguns esquemas metaliterários em obras do gênero dramático. Considerando esse fenômeno como constitutivo da arte literária, este estudo procura arregimentar elementos justificativos na teoria e na crítica, de forma não-filiada, mas constatando na fortuna disponível aspectos que prescrevem a permeabilidade da autorrefenciação ao longo da formação dos estudos literários. Para tanto, a incursão em textos canônicos, tanto quanto outros polêmicos, perfazem uma seleção não linear como pressuposição teórica. Este estudo também procura apresentar dados preliminares de catalogação dos esquemas metaliterários já definidos, a qual se mostra como resultado e direcionará as análises futuras que versarão sobre os gêneros narrativo e lírico.
Como Citar
Carvalho, N. (1). E se a literatura encena literatura em si? Provocações e algum fundamento de metaliteratura no gênero dramático. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(1), 201-221. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2600
Edição
Seção
Teoria Literária
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.