Modernidade e modernismo em José Décio Filho
Resumo
Poeta de voz singular, José Décio Filho é pouco conhecido e pouco reconhecido no cenário das letras em Goiás. O artigo em questão pretende fazer um percurso pela obra poética desse poeta e situá-lo no panorama da literatura modernista goiana e brasileira. Para tal, propõe-se mostrar como ele consegue ultrapassar as fronteiras da literatura goiana e travar diálogo com poetas expressivos do Modernismo brasileiro como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. O eco dessas vozes na poesia de José Décio é significativo no sentido de que apresenta um poeta afinado com o seu tempo (e até mesmo avançado para o seu tempo), numa época em que ainda era forte o anacronismo na literatura produzida em Goiás. Mostra-se, também, com fundamento nas reflexões teóricas sobre a lírica moderna, como ele se inscreve na tradição literária e afirma a modernidade e o modernismo de sua poesia.
Como Citar
Silva, C. (1). Modernidade e modernismo em José Décio Filho. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(1), 139-160. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2597
Edição
Seção
Teoria Literária
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.