A poética moderna e os desdobramentos da persona lírica na poesia de Ferreira Gullar

  • Bárbara Del Rio Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIT/UFMG)

Resumo

O presente artigo visa ao estudo dos desdobramentos da persona lírica na trajetória poética de Ferreira Gullar, especialmente em alguns poemas da obra Na Vertigem do Dia (1980). Diante da questão da representação do sujeito e do mundo, que perpassa toda composição poética do escritor, busca-se evidenciar e analisar o fenômeno da despersonalização, pressuposto comum à lírica e à poética moderna. Pretende-se observar os elementos dramáticos, decorrentes da relação poeticamente estabelecida entre a subjetividade poética e a sociedade, como parte de um processo de desfigurativização, que faz com que a persona lírica seja caracterizada tanto pela voz íntima quanto pela voz pública.

Biografia do Autor

Bárbara Del Rio Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIT/UFMG)
Mestranda em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIT/UFMG). Bolsista da CAPES.
Como Citar
Araújo, B. (1). A poética moderna e os desdobramentos da persona lírica na poesia de Ferreira Gullar. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(1), 127-138. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2596
Seção
Teoria Literária