A representação da paternidade em crônicas: uma análise identitária sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso

  • Lucimar Aparecida Silva Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Cláudio Márcio do Carmo Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Resumo

Este trabalho tem como tema a representação da paternidade em crônicas, cujo intuito é verificar possíveis transformações da figura paterna. Para análise, foram utilizados os grupos nominais constituídos a partir da palavra “pai”, trabalhados dentro da perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001) e da Teoria das Representações Sociais (GUARESCHI; JOVCHELOVITCH, 2003), conjuntamente a obras específicas (DIAS, 1992; BRUSCHINI, 1993, 2005). A partir das frases categorizadas em termos de Processos e Participantes (Sistema de Transitividade), percebe-se, através da grande prevalência do Processo Material nas crônicas, que ainda é forte a representação paterna, especialmente como figura de poder no eixo familiar. Mas a tensão que indica a possibilidade de mudança é verificada quando esse pai é representado como Experienciador, através do Processo Mental. Pôde-se concluir então que a representação do “pai” nas crônicas é construída na maior parte das vezes como um participante ativo, central na instituição familiar.

Biografia do Autor

Lucimar Aparecida Silva, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Cláudio Márcio do Carmo, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2005). Professor Adjunto IV da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua na graduação e no Programa de Mestrado em Letras (PROMEL/DELAC/UFSJ), do qual é o atual coordenador.
Como Citar
Silva, L., & Carmo, C. (1). A representação da paternidade em crônicas: uma análise identitária sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(1), 75-99. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2593
Seção
Linguística