Práticas colaborativas aplicadas ao ensino de alemão na modalidade a distância

  • Leila Magalhães Schultz Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jael Glauce da Fonseca Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

A Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de várias discussões, principalmente, devido ao fato de permitir que qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer local, com conexão à internet, tenha acesso a informações de uma maneira geral, redimensionando, inclusive, as salas de aulas tradicionais e fazendo emergir os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) contendo não somente suas disciplinas e seus conteúdos, assim como ferramentas que possibilitam a comunicação e a interação entre os envolvidos no ensino-aprendizagem. Mas, o rápido e fácil acesso a esses instrumentos nos obriga, de certa forma, a ultrapassar a ação de receber/transmitir informações para aquela de interferir no processo, colaborando, efetivamente, com a construção do conhecimento. Nesse contexto, o presente trabalho procura mostrar alguns dos preceitos e fundamentos teóricos que orientam as práticas colaborativas, partindo, portanto, de conceitos como ensino recíproco e zona de desenvolvimento proximal. Para tanto, é necessário um breve panorama da abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991, 1998), objetivando o desenvolvimento de algumas práticas colaborativas que possam ser aplicadas ao ensino de alemão na modalidade a distância.

Biografia do Autor

Leila Magalhães Schultz, Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é doutoranda em Língua e Cultura e docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Jael Glauce da Fonseca, Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Doutora em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Como Citar
Schultz, L., & Fonseca, J. (1). Práticas colaborativas aplicadas ao ensino de alemão na modalidade a distância. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(1), 27-51. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2591
Seção
Linguística