Três lições de José Saramago aos homens do seu tempo

Autores

Resumo

José Saramago é um dos mais significativos escritores portugueses do século XX. Sua obra é composta por diversos gêneros literários e aborda diferentes temas que se estendem da revisitação histórica a romances que se constituem a partir da representação alegórica da sociedade e das diferentes formas de se pensar o mundo. Como escritor, Saramago desejou que se reconhecesse na sua literatura traços distintivos e, sobretudo, a mensagem humanística de empatia e dignidade. A partir das ideias de autores como Jean Paul Sartre, Jacques Derrida, Umberto Eco, Ítalo Calvino e vozes críticas da literatura portuguesa, esse ensaio propõe uma leitura de três romances saramaguianos: Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes e O homem duplicado, apresentando uma possibilidade de interpretação do desejo do autor em construir uma literatura que despertasse nos leitores o senso de alteridade e igualdade face ao outro, a partir do conceito de literariedade.

Biografia do Autor

  • Gabriela Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Graduada em Letras pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses). Mestre (2009) e doutora (2013) em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Pós-doutorado em Letras pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (2016) e pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (2019). Atua como professora convidada no Curso de Extensão A novíssima ficção portuguesa, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Valentim (UFSCAR). É professora adjunta em Estudos Literários na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus São Lourenço do Sul.

    Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5397370043144169

    Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6249-5166

    E-mail: gabrielasilva@furg.br

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Três lições de José Saramago aos homens do seu tempo. (2022). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 14(e1400), 01-19. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/14319