Isso para mim é chinês: idioma e outridade em Um conto chinês (2011)

Autores

Resumo

A diáspora leste-asiática (referente às pessoas migrantes da China, de Taiwán, do Japão e da Coreia) em território latino-americano e, especificamente, argentino vem, aos poucos, sendo visibilizada em produções cinematográficas da região e do país. Neste texto, nos propomos a uma reflexão a respeito desse processo gradual de visibilidade e da representatividade de pessoas de origem leste-asiática e asiático-argentinas em produções cinematográficas argentinas, tomando como perspectiva de análise a coprodução argentino-espanhola Um conto chines (Un cuento chino – 2011), escrita e dirigida pelo cineasta argentino Sebastián Borensztein (1963). Para essa abordagem, colocamos em relação linguístico-dialógica, princípios teóricos dos Estudos Culturais e da Análise do Discurso pecheutiana, e realizamos algumas breves revisões histórico-contextuais.

Biografia do Autor

  • Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Mestre e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora voluntária do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É colíder do grupo de pesquisa CNPq Audiovisual Latino-Americano no Século XXI - OfCine (IFRS - Campus Rio Grande) e participa como pesquisadora dos GPs Caixa de Pandora (CNPq/UFPel) e GIPE-Corpo (CNPq/UFBA).

    Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0413-5098

    Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4945604072370805

    E-mail:  rosangelafachel@gmail.com

  • Maria Thereza Veloso

    Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, área de concentração em Linguística Aplicada. Pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente atua como Pesquisadora Independente. Integra os grupos de pesquisa Análise do Discurso e Interfaces (UFRGS), Comparatismo e Processos Culturais (URI/FW) e Laboratório de Estudos em Análise do Discurso - LEAD (UCPel).

    Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-4046-8866

    Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6489485608448747

    E-mail: theve47@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Isso para mim é chinês: idioma e outridade em Um conto chinês (2011). (2022). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 14(e1400), 01-18. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/13241