O papel do conceito de competência comunicativa no ensino da gramática

Autores

Resumo

O ensino da gramática é uma prática incontornável nas aulas de português como primeira língua pelo fato de ela ser parte inerente do sistema da língua. Assim, ensinar português implica ajudar alunas e alunos a explicitarem seus conhecimentos gramaticais implícitos, sistematizando-os e deles se conscientizando para serem introduzidos à norma-padrão. Por essa razão, não cabe perguntar se se deve ou não ensinar gramática, mas, isto sim, como ela pode ser ensinada de uma maneira que seja significativa para alunas e alunos. E para responder a tal pergunta, é importante lembrar-se que a prática pedagógica precisa se sustentar em teorias, em conceitos teóricos basilares. Um desses conceitos é competência comunicativa, proposto por Michael Canale (1990). Mostrar sua importância para o ensino da gramática do português como primeira língua é o objetivo deste texto, destinado a professoras e professores de português, formados ou em formação. Para isso, a primeira seção traz uma contextualização da criação do conceito de competência comunicativa. Na segunda seção, apresenta-se o papel que esse conceito pode desempenhar no ensino de gramática com base em considerações sobre o ensino de pronomes pessoais do caso reto para aprendizes de português como primeira língua. A discussão aqui realizada é oriunda do projeto de pesquisa “O modelo de competência comunicativa para o ensino de português” no âmbito do Grupo de Estudos sobre Linguagens e Culturas.

Biografia do Autor

  • Luciano Amaral Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Mestre e doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, na qual é professor associado no Instituto de Letras. Atualmente leciona língua portuguesa, leitura e produção de textos e realiza pesquisa sobre ensino de português e competência comunicativa. Possui artigos, ensaios e livros publicados nas áreas de ensino de português, estudos do discurso, ensino de inglês, semântica e metodologia do estudo. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1449262402917658. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-3425-7421. E-mail: lucianoamaral64@yahoo.com

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

O papel do conceito de competência comunicativa no ensino da gramática. (2021). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 13(2), 249-266. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/12094