O papel do conceito de competência comunicativa no ensino da gramática
Resumo
O ensino da gramática é uma prática incontornável nas aulas de português como primeira língua pelo fato de ela ser parte inerente do sistema da língua. Assim, ensinar português implica ajudar alunas e alunos a explicitarem seus conhecimentos gramaticais implícitos, sistematizando-os e deles se conscientizando para serem introduzidos à norma-padrão. Por essa razão, não cabe perguntar se se deve ou não ensinar gramática, mas, isto sim, como ela pode ser ensinada de uma maneira que seja significativa para alunas e alunos. E para responder a tal pergunta, é importante lembrar-se que a prática pedagógica precisa se sustentar em teorias, em conceitos teóricos basilares. Um desses conceitos é competência comunicativa, proposto por Michael Canale (1990). Mostrar sua importância para o ensino da gramática do português como primeira língua é o objetivo deste texto, destinado a professoras e professores de português, formados ou em formação. Para isso, a primeira seção traz uma contextualização da criação do conceito de competência comunicativa. Na segunda seção, apresenta-se o papel que esse conceito pode desempenhar no ensino de gramática com base em considerações sobre o ensino de pronomes pessoais do caso reto para aprendizes de português como primeira língua. A discussão aqui realizada é oriunda do projeto de pesquisa “O modelo de competência comunicativa para o ensino de português” no âmbito do Grupo de Estudos sobre Linguagens e Culturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.