Opções metodológicas para o ensino da produção da oralidade: o caso do discurso de relações internacionais e diplomacia.
Resumo
RESUMO
O objectivo desta pesquisa é saber se entre o paradigma da acção e o paradigma da comunicação, qual dentre eles favorece a aprendizagem da produção da oralidade num contexto de francês de relações internacionais e diplomacia. Assim construímos dois programas de língua francesa de relações internacionais e diplomacia, o primeiro do paradigma da comunicação e o segundo do da acção. Igualmente, dois questionários foram construídos, à luz dos preceitos de cada teoria para um corpus de sessenta indivíduos, sendo trinta para cada um. Assim administramos primeiro os Pré-testes da comunicação e da acção. Depois da correcção dos Pré-testes dispúnhamos do estado inicial dos conhecimentos dos dois grupos. É este estado inicial que foi capitalizado no âmbito da formação da comunicação ou da acção que teve lugar entre o Pré e o Pόs-teste. Foi depois desta formação que administramos os Pós-testes. Feitas as correcções e o apuramento dos resultados, iniciamos a análise dos dados que nos conduziu ao resultado seguinte: o paradigma da acção favorece o ensino da produção da oralidade pois registou, do Pré ao Pós-teste, uma progressão na ordem dos 3% (93.7% à 96.7%) contra 6.7 % (90% à 96%) do paradigma da comunicação. Estes resultados nos permitem afirmar que o paradigma da acção favorece o ensino/aprendizagem da produção da oralidade num contexto de ensino da língua francesa da diplomacia e de relações internacionais.
Palavras-chave: Paradigma da comunicação; Paradigma da acção; Relações internacionais e diplomacia; Francês língua estrangeira (FLE); Moçambique.
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