Opções metodológicas para o ensino da produção da oralidade: o caso do discurso de relações internacionais e diplomacia.

Autores

Resumo

RESUMO

O objectivo desta pesquisa é saber se entre o paradigma da acção e o paradigma da comunicação, qual dentre eles favorece a aprendizagem da produção da oralidade num contexto de francês de relações internacionais e diplomacia. Assim construímos dois programas de língua francesa de relações internacionais e diplomacia, o primeiro do paradigma da comunicação e o segundo do da acção. Igualmente, dois questionários foram construídos, à luz dos preceitos de cada teoria para um corpus de sessenta indivíduos, sendo trinta para cada um. Assim administramos primeiro os Pré-testes da comunicação e da acção. Depois da correcção dos Pré-testes dispúnhamos do estado inicial dos conhecimentos dos dois grupos. É este estado inicial que foi capitalizado no âmbito da formação da comunicação ou da acção que teve lugar entre o Pré e o Pόs-teste. Foi depois desta formação que administramos os Pós-testes. Feitas as correcções e o apuramento dos resultados, iniciamos a análise dos dados que nos conduziu ao resultado seguinte: o paradigma da acção favorece o ensino da produção da oralidade pois registou, do Pré ao Pós-teste, uma progressão na ordem dos 3% (93.7% à 96.7%) contra 6.7 % (90% à 96%) do paradigma da comunicação.  Estes resultados nos permitem afirmar que o paradigma da acção favorece o ensino/aprendizagem da produção da oralidade num contexto de ensino da língua francesa da diplomacia e de relações internacionais.

Palavras-chave: Paradigma da comunicação; Paradigma da acção; Relações internacionais e diplomacia; Francês língua estrangeira (FLE); Moçambique.

Biografia do Autor

  • David Siquice Cumbane, Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)

    Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Caen Normandie (Caen, França). Docente na Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), Faculdade de Letras, Departamento de Línguas, Secção de Língua Francesa. Especialista em didactica de linguas e culturas, literatura francesa e ensino de linguas para fins especificos. Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-0885-7415. E-mail: cumbane_david@yahoo.fr

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Opções metodológicas para o ensino da produção da oralidade: o caso do discurso de relações internacionais e diplomacia. (2021). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 13(2), 234-248. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/11147