DIDÁTICA E CONDICIONANTES SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO:
CONSTITUINTES DA FORMAÇÃO E DA IDENTIDADE DOCENTE
Resumo
Resumo: A didática e os fundamentos pedagógicos ultrapassam a atuação em sala de aula e se revelam em contextos sócio-históricos distintos. Este artigo apresenta uma revisão teórica de autores que abordam a temática e as diversas tendências pedagógicas que vigoraram nas últimas décadas. Como resultado desse diálogo, aponto as seguintes considerações: a didática deve estabelecer relação com as metodologias específicas das matérias na formação docente; a prática pedagógica fundada em uma formação crítico-reflexiva se inicia e se conclui com a problematização das práticas sociais; a identidade docente se constrói também por fatores sociopolíticos e econômicos, de forma que os cursos de formação podem atuar na identificação dos futuros professores com a profissão; e por fim, as transformações concretas nas práticas educacionais devem ter como ponto de partida os princípios da formação.
Palavras-chave: Didática. Formação Docente. Identidade Docente.
Abstract: The didatic and the teaching fundamentals surpass the work in the classroom and reveal itself in different socio-historical contexts. This article presents a theoretical review of authors who treated the issue and the various pedagogical trends that were in force in recent decades. As a result of this dialogue, I point out the following considerations: the didatic must establish relationship with the specific methodologies of the subjects in teacher education; teaching practice based on a critical-reflexive education begins and ends with the questioning of social practices; teacher’s identity is also constructed by sociopolitical and economic factors, so that the graduation courses can act in the identification of future teachers with the profession; and finally, the concrete changes in educational practices must take as its starting point the principles of training.
Keywords: Didatic; Teacher’s education; Teacher’s identity.
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