O professor de inglês na imprensa: analisando uma matéria jornalística na perspectiva da linguística aplicada
Resumo
Resumo: A problematização deste artigo gira em torno da imagem negativa do professor que circula nos meios de comunicação, em específico, a do professor de inglês. Nossa hipótese é que, mesmo com as melhores intenções, uma matéria jornalística pode levar ao seu leitor dados que contribuem para uma visão um pouco distorcida do processo de formação do professor de inglês. A metodologia utilizada para comprovar nossa hipótese foi através da análise de uma matéria jornalística, encontrada na internet, destacando trechos que comprovam que a mídia colabora para a circulação de uma imagem do professor de inglês ligada ao fracasso e à incompetência linguística. Algumas das referências que fundamentam a nossa análise são: Biesta (2015), Coracini (2015) e Jucá (2016). Nossos resultados apontam para um cenário em que língua e identidade são vistas como construções ideológicas e sociais, como apontam Pennycook (2007), Nóvoa (1992) e Silva (2008).
Palavras-chave: Inglês. Mídia. Formação de Professores.
Abstract: The problematization of this article revolves around the negative image of the teacher which circulates in the media, specifically, that of the English teacher. Our hypothesis is that, even with the best of intentions, a newspaper article can bring to the reader data that contribute to a somewhat distorted view of the teacher's training process. The methodology used to prove our hypothesis was through the analysis of a newspaper article, found on the Internet, highlighting sections that prove that the media collaborates to the circulation of an image of the English teacher linked to failure and linguistic incompetence. Some of the references that support our analysis are: Biesta (2015), Coracini (2015) and Jucá (2016). Our results point to a scenario in which language and identity are seen as ideological and social constructions, as pointed out by Pennycook (2007), Nóvoa (1992) and Silva (2008).
Keywords: English. Media. Teacher training.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).