Efeitos da usina hidrelétrica Estreito na cultura de vazante da ilha São José e na feria livre em Babaçulândia-To
Palavras-chave:
Desterritorialização, Amazônia oriental, hidrelétricaResumo
Um peculiar modo de vida foi atingido pela concretizada Usina Hidrelétrica Estreito (UHEE), localizada no rio Tocantins, na divisa entre os estados do Tocantins e do Maranhão. A ilha São José localizava aproximadamente a 60 km da cidade de Babaçulândia. Os moradores da margem do rio foram desterritorializados de seus locais de trabalho e convivência. O objetivo principal deste artigo é compreender a cultura de vazante na ilha São José, no município de Babaçulândia, e como funcionava a relação socioeconômica da venda da produção na feira livre neste município. Para alcançar tais objetivos realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a temática. Esta indagação foi realizada no mês de Julho de 2012 com os feirantes que possuem bancas na feira livre em Babaçulândia, sendo estes reflexos do que vem ocorrendo na cidade após a chegada do empreendimento. Os camponeses tradicionais da ilha também foram pesquisados e a contribuição econômica, vinda destes trabalhados, já não existe, devido à outra importância econômica que o rio atende. Acidade de Babaçulândia foi atingida pelo reservatório da UHEE, afetando a feira livre que existia nesta cidade. Foram mais de 73 famílias que deixaram sua terra na ilha São José.
Palavras-Chaves: Desterritorialização, Amazônia oriental, hidrelétrica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).