O movimento separatista do norte goiano (1821-1823): desconstruindo o discurso fundador da formação territorial do Estado do Tocantins
Palavras-chave:
Discurso fundador. Independência. Norte Goiano. Formação territorialResumo
Este artigo analisa o movimento separatista ocorrido no norte goiano entre 1821 e 1823, com a finalidade de contribuir para a revisão do discurso fundador relativo à formação política e territorial do Estado do Tocantins constituído em 1988. O discurso fundador desse Estado, ao relacionar os acontecimentos do passado às demandas do presente, construiu uma interpretação linear da história e negligenciou as questões geopolíticas envolvidas nas disputas da época da independência.
Downloads
Publicado
2014-09-10
Edição
Seção
Dossiê Cultura e Território: Abordagens interdisciplinares
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).