MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS ASPECTOS FÍSICOS E DE OCUPAÇÃO DOS SOLOS NO TRANSECTO UBERLÂNDIA/CURVELO-MG.

Autores

  • Flávio Alves de Souza

Palavras-chave:

Mapas. Excursão. Rodovias. Transecto.

Resumo

O presente artigo apresenta os mapas resultantes de uma excursão para obter um roteiro de trabalho de campo com alunos dos cursos de geografia e de áreas afins. O roteiro escolhido foi entre os municípios de Uberlândia e Curvelo no Estado de Minas Gerais, pois neste trajeto seria possível atravessar paisagens com aspectos físicos diversos, como: geologia, geomorfologia, clima e uso e ocupação das terras. O roteiro foi elaborado a partir das rodovias MG -190, BR-352, MG-188, BR-040, BR-365, BR-251, BR-342, MG-114, BR-451, BR-367, BR-259, com uma largura média de 25 km para cada lado das rodovias. Um mapa-base foi gerado a partir do recorte do mapa político de Minas Gerais e com o auxílio de Sistema de informação Geográfica (SIG), também utilizado na confecção dos demais mapas. O SIG utilizado foi o SPRING disponível emhttp://www.dpi.inpe.br/spring/. Os demais mapas foram gerados com auxílio de trabalho de campo e imagens de satélite. Os mapas apresentam uma escala cartográfica original de 1:750.000. Foram gerados os seguintes mapas: geologia, hipsometria, chuva, temperaturae uso do solo. A região mapeada apresenta uma área de 75.497,5 Km2 e uma extensão de 1.440 km desde Uberlândia até Curvelo. Com base no roteiro de campo e nas informações dos mapas, foram descritas as principais características físicas do transecto, que se encontram descritas no artigo denominado Caracteres físicos e de uso da terra no transecto Uberlândia/Curvelo-MG.,encaminhado à revista GEOSUL, da qual ainda não recebemos parecer.

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Publicado

2012-03-09

Edição

Seção

Ciências