MATRÍCULAS, EVASÃO E REPETÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DE JATAÍ-GO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Palavras-chave:
Estudantes Com Deficiência, Evasão e Repetência, Inclusão EscolarResumo
A pesquisa teve início em janeiro de 2023 nas escolas estaduais de Jataí-GO, em colaboração com várias instituições, como parte das atividades de ensino registradas junto à Universidade Federal de Jataí. A questão suleadora da pesquisa foi: Averiguar nas 11 escolas públicas de Jataí-GO, quantos estudantes com deficiência estão matriculados e qual é o índice de evasão e repetência desses nas escolas da educação básica? Os objetivos se consubstanciam em: Averiguar por meio de pesquisa documental nas escolas estaduais de Jataí-GO, o número de matrículas de estudantes com deficiência, procurando identificar as causas pelas quais, registra-se altos índices de evasão e repetência desses sujeitos no espaço escolar; Entender porque em plena Era da Inclusão escolar, na qual, há dezenas de legislações voltadas para a promoção da escolarização desses sujeitos, há tão pouca presença destes nas escolas; Analisar os prejuízos que a legislação educacional de Goiás aprovada em 2022, trouxeram para a inclusão de estudantes com deficiência. Por meio de uma investigação qualitativa, apoiamos em referenciais bibliográficos e documentos oficiais. Resultados nos mostraram os impactos que a legislação de Goiás aprovada em 2022 trouxeram para a inclusão escolar dos estudantes com deficiência e avaliou a implementação das diretrizes de inclusão nas escolas comuns. Os resultados revelaram altas taxas de evasão e repetência entre os estudantes com deficiência, destacando a necessidade de investimento na formação de professores para atuar com esses estudantes. Isso é especialmente crucial, considerando a retirada de profissionais especializados das salas de aula onde esses estão matriculados em Goiás.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).