CONCURSO DE FOTOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DAS ESCOLAS RURAIS
Palavras-chave:
Assentamento, Cultura, Fotografia, ExtensãoResumo
O artigo descrito neste documento tem como objetivo analisar a importância de ações relacionadas à cultura para os alunos da rede pública no Assentamento Itamarati, dando ênfase no concurso de fotografia realizado pelo Grupo de Estudo em Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável (GEEDS), projeto de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados, em novembro de 2022. O Assentamento Itamarati, mesmo sendo o maior assentamento da América Latina, ainda sofre com a falta de acessibilidade a movimentos culturais, acarretando em dificuldades na formação, e futuramente ao seu ingresso em instituições de ensino superior e empregabilidade dos estudantes. Portanto, com a finalidade de promover futuros eventos e trazer reconhecimento a ações culturais como fonte de conhecimento e estímulo acadêmico, enfatizou o papel da cultura no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, colaborando e facilitando em suas atividades no dia a dia. A análise foi realizada através de entrevistas com os diretores, vencedores do último concurso de fotografia e alguns professores das áreas de exatas, humanas e biológicas, com o objetivo de verificar o avanço e mudanças no desenvolvimento e engajamento acadêmico dos alunos, além de receber feedbacks vindo dos diretores e professores das escolas para viabilizar, aperfeiçoar e elaborar ainda mais movimentos culturais, atendendo as necessidades apresentadas pelos mesmos, dentro das dependências do Assentamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).