A CONCEPÇÃO DE METODOLOGIA DO MODELO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DA ESCOLHA E AS INTERFERÊNCIAS NO TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) DE GEOGRAFIA DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
Palavras-chave:
Concepção de metodologia; Escola da Escolha; Escola Cidadã Integral Técnica; Trabalho Docente; Professor/a de Geografia.Resumo
Este trabalho tem como ponto de partida a vivência experimentada no curso da disciplina Metodologias para o Ensino de Geografia, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB) e como objetivo, analisar a concepção de metodologia proposta no modelo pedagógico da escola da escolha a luz dos apontamentos de Freire (1981) e Vasconcelos (2003) quanto ao papel da pesquisa e da metodologia na ação docente, enfocando a interferência desse modelo no trabalho do(a) professor(a) de Geografia da rede estadual de ensino básico da Paraíba. Busca-se discutir qual concepção de metodologia permeia o caderno formativo do ICE intitulado: Inovações em Conteúdo, Método e Gestão – Metodologias de Êxito e as Diretrizes para funcionamento das ECI, ECIT e ECIS 2023. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: Revisão de literatura sobre metodologia e a Análise Documental (Cellard, 2008). Como resultados desta investigação, identificamos a concepção de metodologia da escola da escolha e mais do que isso, como se concretiza na realidade educacional da rede estadual de ensino da Paraíba, em especial nas escolas que compõe o Programa de Educação Integral, orientando e interferindo na operacionalização do trabalho docente em que estão incluídos(as) os(as) professores(as) de Geografia e na formação estudantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).