BULLYING NA ESCOLA:

um estudo de caso no CEPI - Centro de Ensino em Período Integral de Aplicação - Iporá-GO

Autores

  • Ivanir da Costa Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Renan Albuquerque Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Bullying, Fatores de risco, Fatores de proteção, Políticas de combate ao bullying.

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar a implementação de uma abordagem de Iniciação Científica em uma turma de 8º ano, focalizada no tema do bullying, considerando sua introdução de práticas pedagógicas inovadoras no contexto do Centro de Ensino de Período Integral. A pesquisa visa aprofundar nossa compreensão do fenômeno do bullying no ambiente escolar, explorando suas manifestações e impactos, para implementar estratégias de prevenção. Buscamos também apresentar abordagens eficazes para a promoção de escolas mais seguras e inclusivas. Durante a investigação, analisamos fatores de risco, dinâmicas sociais e políticas de combate ao bullying, com o propósito de contribuir para a construção de um ambiente educacional mais saudável e acolhedor. Nosso estudo está focado na investigação do bullying em uma escola de período integral, com a intenção de capacitar alunos e fomentar a colaboração com a comunidade escolar para combater o fenômeno. O bullying tornou-se lamentavelmente comum nos espaços educacionais, resultando em atitudes cada vez mais violentas tanto por parte dos agressores quanto das vítimas. Portanto, a discussão de questões relacionadas é crucial, uma vez que promove reflexão e pode prevenir a ocorrência de novos casos. O estudo tem como meta ampliar nossa compreensão da prática no contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de estratégias e instrumentos eficazes para prevenção e combate. Esperamos, assim, contribuir para a redução de impactos socioemocionais associados a esse problema.

Publicado

2024-08-09