BULLYING NA ESCOLA:
um estudo de caso no CEPI - Centro de Ensino em Período Integral de Aplicação - Iporá-GO
Palavras-chave:
Bullying, Fatores de risco, Fatores de proteção, Políticas de combate ao bullying.Resumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar a implementação de uma abordagem de Iniciação Científica em uma turma de 8º ano, focalizada no tema do bullying, considerando sua introdução de práticas pedagógicas inovadoras no contexto do Centro de Ensino de Período Integral. A pesquisa visa aprofundar nossa compreensão do fenômeno do bullying no ambiente escolar, explorando suas manifestações e impactos, para implementar estratégias de prevenção. Buscamos também apresentar abordagens eficazes para a promoção de escolas mais seguras e inclusivas. Durante a investigação, analisamos fatores de risco, dinâmicas sociais e políticas de combate ao bullying, com o propósito de contribuir para a construção de um ambiente educacional mais saudável e acolhedor. Nosso estudo está focado na investigação do bullying em uma escola de período integral, com a intenção de capacitar alunos e fomentar a colaboração com a comunidade escolar para combater o fenômeno. O bullying tornou-se lamentavelmente comum nos espaços educacionais, resultando em atitudes cada vez mais violentas tanto por parte dos agressores quanto das vítimas. Portanto, a discussão de questões relacionadas é crucial, uma vez que promove reflexão e pode prevenir a ocorrência de novos casos. O estudo tem como meta ampliar nossa compreensão da prática no contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de estratégias e instrumentos eficazes para prevenção e combate. Esperamos, assim, contribuir para a redução de impactos socioemocionais associados a esse problema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).