“EU ACORDO AINDA DE NOITE PARA VIR PRA ESCOLA”:
DEMANDAS DAS CRIANÇAS DO CAMPO DE URUAÇU-GO RELACIONADAS AO TRANSPORTE ESCOLAR PARA A PAUTA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i4.14675Resumo
Trata-se de uma discussão teórica desenvolvida a partir de dados revelados no diálogo com crianças moradoras do campo e profissionais das escolas que elas frequentam. Considerando a participação das crianças e o direito à educação em igualdade de condições, o estudo desenvolve o levantamento de demandas sobre seu acesso à escola via transporte escolar para proposição de ações no Plano Municipal de Educação em Direitos Humanos do município de Uruaçu-GO. Os dados são discutidos com referenciais teóricos sobre desigualdades sociais (ARENHART; SILVA, 2014), estudos da criança (ROCHA, 2004), documentos nacionais sobre direitos humanos (PNEDH, 2013), educação do e no campo (LEITE, 1999; VAZ; LEITE, 2019 e BENJAMIN; CALDART, 2000) e transporte escolar (REIS, 2019; 2021 e KORCZAK; DALLARI, 2022). Como resultado, a discussão realiza uma síntese a partir das demandas das próprias crianças residentes na zona rural de Uruaçu-GO que utilizam o transporte escolar para a pauta da Educação em Direitos Humanos do município a fim da igualdade de condições e diminuição das desigualdades sociais na infância.
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