A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS:
REFLEXÕES A PARTIR DE BACHELARD E CHASSOT
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14448Resumo
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão a respeito do ensino da disciplina de ciências do Ensino Fundamental – séries finais, buscando identificar no documento das diretrizes curriculares para Goiás, orientações para formação do pensamento científico. Para realização deste trabalho usaremos como referencial teórico o filósofo e químico francês Gaston Bachelard (1996) e o professor e pesquisador brasileiro, também químico, Áttico Chassot (2003). A intenção é recuperar uma discussão acerca do ensino de ciências, buscando reforçar a importância da construção de uma consciência pautada na criticidade como critério para a formação científica dos estudantes. Os questionamentos impulsionadores desta reflexão são: Estamos produzindo um ensino de ciências que contemple aquele espírito científico defendido por Bachelard, ou ainda estamos numa fase estacionária desta área do conhecimento? Estamos trabalhando com um modelo de ensino que corrobore para uma alfabetização científica, como defende Chassot? Na sequência destas reflexões um balanço documental, tendo como base o documento das Diretrizes Curriculares para Goiás (DCGO – 2018). foi realizado com o objetivo de evidenciar elementos representativos da visão dos dois autores. Os resultados apontaram constatar a necessidade de uma possível mudança na rota ou direção dos ideais que possam e venham nortear as políticas públicas que estruturam todas as matrizes curriculares do nosso formato de ensino.
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