OS FIOS EPISTEMOLÓGICOS INTERSECCIONAIS DO GRUPO DE ESTUDOS MULTIVISAT (GE MULTIVISAT)

Autores

  • Isabella de Sousa Maio ENSP/Fiocruz
  • Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos DIHS/ENSP/Fiocruz
  • Rosangela Gaze IESC/UFRJ
  • Adelany Costa da Silva França EPSJV/Fiocruz
  • Alex Danilo Franco Grupo Multiplicadores de Visat
  • Luciene de Aguiar Dias CGSAT/MS

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v13i1.14414

Resumo

O Grupo de Estudos Multivisat (GE MultiVisat) foi criado em 2020, na modalidade remota, pela plataforma Google Meet, no período da pandemia de Covid-19. Tem como objetivo debater temas relacionados à saúde, ao trabalho, ao ambiente, aos movimentos sociais e sindical, todos com especial ênfase no tema transversal e interseccional dos direitos humanos. Neste artigo apresenta-se os inúmeros temas debatidos desde seu início até setembro de 2023, mês em que esse espaço comemora três anos de existência desde a sua criação. A proposta do GE MultiVisat é estabelecer relações dos temas supracitados buscando um caminho confluente de (in)formação que aproxime diversas faces do conhecimento em defesa dos Direitos Humanos. Sua ferramenta de apoio operacional e repositório dos temas debatidos é o Blog Multiplicadores de Visat (www.multiplicadoresdevisat.com) de acesso irrestritamente livre. Foram realizados 141 encontros, com média de 25 participantes em cada, com diversidade relevante de temas e participação de debatedores de múltiplos campos do conhecimento, formações acadêmicas e regiões geográficas. Esse espaço inspirador propõe atualmente a realização de Ciclos de Estudos Continuados com o intuito de engajar mais participantes e reflexões nos seus fios epistemológicos interseccionais.

 

Palavras-chave: Direitos Humanos. Saúde. Trabalho. Grupo de Estudos. Multiplicadores de Visat.

Biografia do Autor

  • Isabella de Sousa Maio, ENSP/Fiocruz

    Assistente social. Doutoranda em Saúde Pública no Programa de Pós-graduação da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Integrante do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Coordenadora do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ).

  • Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, DIHS/ENSP/Fiocruz

    Doutor em Saúde Publica (ENSP/Fiocruz). Professor do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (DIHS/ENSP/Fiocruz). Membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Coordenador do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, do Conselho Nacional de Saúde (CISTT/CNS). Coordenador do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ).

     

  • Rosangela Gaze, IESC/UFRJ

    Doutora em Medicina Preventiva (UFRJ). Professora Adjunta do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC/UFRJ).  Integrante do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Coordenadora do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ).

  • Adelany Costa da Silva França, EPSJV/Fiocruz

    Arquiteta. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Integrante do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Coordenadora do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ).

  • Alex Danilo Franco, Grupo Multiplicadores de Visat

    Arquiteto e Artista gráfico. Integrante do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Coordenador do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ).

  • Luciene de Aguiar Dias, CGSAT/MS

    Enfermeira (UFRJ). Doutora em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Coordenadora-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT/MS). Integrante do Núcleo Saúde, Trabalho e Direito (CEBES). Coordenadora do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito e do Grupo de Estudos Multiplicadores de Visat (FIOCRUZ/RJ). 

Publicado

2024-01-24