EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS E GOIÂNIA À LUZ DOS DADOS DO INEP:
BALANÇO ANALÍTICO DAS METAS 8, 9 E 10
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14334Resumo
Esta análise objetiva identificar o quanto o Estado de Goiás e Município de Goiânia adotaram o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, no tocante às Metas 8, 9 e 10, como referencial para os seus próprios Planos, bem como suas estratégias. Verificando não apenas nos documentos, mas o que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira - INEP, órgão fiscalizador e de monitoramento, têm revelado na prática a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O estudo foi realizado através de análise dos PNE, Plano Estadual de Educação - PEE e Plano Municipal de Educação - PME, Relatório Linha de Base INEP 2014, Relatório do Primeiro e Segundo Ciclo do PNE. Segundo Relatório de Monitoramento do Plano Estadual de Educação, o PEE e PME. Diante destas normativas, questiona-se: Goiás e Goiânia buscam sua efetivação? Como aporte teórico a fim de esclarecer melhor a temática, buscou-se Cury (2002), Libâneo (2012), Machado; Rodrigues (2014), Silva (2011), entre outros. Foi constatado que as metas e estratégias quando propostas nos devidos Planos eram alcançáveis. Entretanto, os dados revelam que estando há um ano do final do decênio do PNE, elas estão distantes de se concretizar. Há descontinuidade no cumprimento de algumas estratégias, regressão e estagnação dos dados, especialmente nos últimos anos. É preciso mais investimento nas políticas públicas por parte do Estado e Município, além de muito engajamento e conscientização social para vencer os desafios e alcançar uma condição melhor ao cidadão goiano que vive à margem da sociedade letrada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).