EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS E GOIÂNIA À LUZ DOS DADOS DO INEP:

BALANÇO ANALÍTICO DAS METAS 8, 9 E 10

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14334

Resumo

Esta análise objetiva identificar o quanto o Estado de Goiás e Município de Goiânia adotaram o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, no tocante às Metas 8, 9 e 10, como referencial para os seus próprios Planos, bem como suas estratégias. Verificando não apenas nos documentos, mas o que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira - INEP, órgão fiscalizador e de monitoramento, têm revelado na prática a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. O estudo foi realizado através de análise dos PNE, Plano Estadual de Educação - PEE e Plano Municipal de Educação - PME, Relatório Linha de Base INEP 2014, Relatório do Primeiro e Segundo Ciclo do PNE. Segundo Relatório de Monitoramento do Plano Estadual de Educação, o PEE e PME. Diante destas normativas, questiona-se: Goiás e Goiânia buscam sua efetivação? Como aporte teórico a fim de esclarecer melhor a temática, buscou-se Cury (2002), Libâneo (2012), Machado; Rodrigues (2014), Silva (2011), entre outros. Foi constatado que as metas e estratégias quando propostas nos devidos Planos eram alcançáveis. Entretanto, os dados revelam que estando há um ano do final do decênio do PNE, elas estão distantes de se concretizar. Há descontinuidade no cumprimento de algumas estratégias, regressão e estagnação dos dados, especialmente nos últimos anos. É preciso mais investimento nas políticas públicas por parte do Estado e Município, além de muito engajamento e conscientização social para vencer os desafios e alcançar uma condição melhor ao cidadão goiano que vive à margem da sociedade letrada.

Biografia do Autor

  • Tânia das Graças de Castro Silva, Centro Universitário Celso Lisboa, Brasil.

    Tem conhecimentos na área de Teologia, com ênfase em Tradições e Escrituras Sagradas - Formada em Teologia - curso livre- pelo Seminário Evangélico da Igreja de Deus -SEID - Pós graduada em Estudo da Bíblia - FATE- BH ( Faculdade de Teologia de Belo Horizonte- MG) - Atuei como professora de Antigo Testamento de 1996 a julho 2021, no SEID. - comerciária - operadora de caixa, sub-gerente e Gerente em uma franquia da Le Postiche de 1995-1997  (Goiânia-GO) - Graduada em Pedagogia na universidade Estadual de Goiás- UEG. - Participei da Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado: Análise das aulas online em cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limitações na visão dos alunos?. Cadastrado na Plataforma Athena com código 5068 e coordenado pela Prof.ª Dr.ª Gislene Lisboa de Oliveira, docente do quadro efetivo da UEG. período de agosto de 2021 a dezembro de 2022, com carga horária de 240 horas. - Participei do projeto de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás: UEG INTEGRA: Inclusão digital de alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma possibilidade durante os estágios de acadêmicos do Curso de Pedagogia, sob orientação da Drª Gislene Lisboa de Oliveira. - Participei do IX CEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG / Diálogos Acadêmicos, apresentado resultados parciais do Projeto de Extensão acima citado. - Passei no concurso público da SEDUC- GO, realizado em setembro de 2023, sendo que o mesmo foi fracionado por micro regiões no Municipio de Aparecida de Goiânia. Minha classficação foi 5º lugar. - Atualmente cursando Pós-graduação em Letramento, Alfabetização e Psicopedagogia, pelo Centro Universitário Celso Lisboa , participo como colaboradora do Projeto CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO: uma análise da formação docente e do trabalho pedagógico, sob orientação da Dr Adréa Kochhann. 

  • Rosângela de Bessa Barbosa da Silva, Instituto Federal de Goiás - IFG

    Graduada no curso de licenciatura em Pedagogia pela universidade Estadual de Goiás - UEG. - Participei como pesquisadora, da Iniciação Científica do projeto de pesquisa intitulado Análise das aulas online em cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades e limitações na visão dos alunos. cadastrado na Plataforma Athena com código 5068 e coordenado pela Prof. Dr. Gislene Lisboa de Oliveira, docente do quadro efetivo da UEG. período de agosto de 2021 a dezembro de 2022,

  • Gislene Lisboa de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutora em Educação (2019) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) cuja área de pesquisa foi Políticas Públicas e EaD; mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2000); especialização em Imunologia pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTESP) / Universidade Federal de Goiás (1996); graduada em Biologia - Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992). Atualmente é docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás- UEG, com carga horária no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) onde atua como professora no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, História, Pedagogia e no programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (PEAR). Está como Assessora da Coordenação Pedagógica do CEAR. Participante como pesquisadora dos seguintes grupos de pesquisa e estudo: Kadjot (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre relações entre tecnologias e a educação) e GEFOPI (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: trabalho docente na EaD, tecnologia e educação, estágio curricular na graduação, ensino e aprendizagem nas áreas de Ciências e Biologia, formação docente inicial e continuada.

Publicado

2023-10-17