INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:

MOBILIDADE ACADÊMICA E AGÊNCIAS DE FOMENTO

Autores

  • Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Cláudia Valente Cavalcante Pontifícia Universidade Católica de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9521-6784

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14192

Resumo

Este artigo faz parte de reflexões de um pós-doutorado em educação, em andamento, acerca da Internacionalização da Educação Superior Brasileira. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico do tipo Estado de Conhecimento que teve como objetivo mapear as produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado no período de 2011 a 2022. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que versam sobre a temática. Os resultados da pesquisa indicam que há um maior número de produção no nível de mestrado e que o tema mais abordado é a mobilidade acadêmica. Conclui-se que a mobilidade acadêmica internacional é um tema relevante nas produções acadêmicas e que as agências de fomento são entidades importantes  para o fortalecimento da internacionalização e a mobilidade acadêmica.

Biografia do Autor

  • Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutora em Educação pela PUC Goiás.  Professora da Universidade Estadual de Goiás e da  Rede Municipal de Educação de Goiânia e de Aparecida de Goiânia. Atualmente é pós-doutoranda pela PUC Goiás na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura.

  • Cláudia Valente Cavalcante, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutora em Educação pela PUC Goiás.  Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. É membro da Rede de Pesquisa Universitas e lidera o grupo de pesquisa Juventude e Educação (CNPq).

Publicado

2023-10-17