FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NO CONTEXTO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS

Autores

Resumo

Com o objetivo de entender como foram tratados os processos de formação de professores de Biologia ao longo do período de vigência dos PCN no cenário da produção científica brasileira, neste trabalho fizemos um levantamento da produção acadêmica dos Programas de Pós-graduação stricto sensu no Brasil no período de 1998 a 2016 que trataram da formação de professores de Biologia e dos PCN. Foram identificadas 33 produções, sendo 28 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado. Os resultados apontam que os trabalhos estão mais concentrados nos Programas das áreas de Ensino de Ciências e Matemática (48,5%) e Educação (24,2%) e são provenientes, em sua maioria, das regiões Sul e Sudeste, que juntas detiveram 66,7% dos trabalhos. Quanto ao contexto formativo, a maioria das pesquisas (45,5%) trataram de formação inicial, enquanto 39,4% se preocuparam em discutir apenas formação continuada e 15,2% abordaram tanto a formação inicial quanto a continuada. Em relação aos aspectos metodológicos, a maioria dos trabalhos adotaram a abordagem qualitativa, no entanto apenas 18,2% especificaram o método de pesquisa qualitativa adotado, mencionando os seguintes tipos: Estudo de Caso, Pesquisa Narrativa, Pesquisa Etnográfica, Pesquisa Fenomenológica e Pesquisa Participante. As pesquisas analisadas não explicitaram a base epistemológico-filosófica empregada. O perfil aqui traçado poderá auxiliar futuras pesquisas que visem analisar as recentes mudanças curriculares e seus efeitos sobre a formação de professores de Biologia.

Biografia do Autor

  • Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Santa Lúcia, 658, Jardim de Alah, Rio Branco, Acre, Brasil, CEP: 69915-512.

  • Quitéria Costa de Alcantara Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

    Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua G, número 286, Vila Miranda, Araguatins, Tocantins, Brasil, CEP: 77950000.

  • Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

    Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Quintino Bocaiuva, número 158, Centro, Araguatins, Tocantins, Brasil, CEP: 77.950-000.

Publicado

2024-08-09