A ABORDAGEM DO BIOMA CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.12723Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar como o tema Cerrado é abordado nos livros didáticos, por meio da análise das coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza, Biologia e Geografia. Com a leitura da Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular de Goiás do ensino fundamental anos finais e ensino médio, buscou-se conhecer a proposta de abordagem do tema Cerrado, principalmente no que concerne ao ano proposto (2020). Para tal, também foram lidas as competências gerais e específicas dos componentes que apontam o tema. Com o intuito de conhecer a abordagem dos livros didáticos, analisou-se o conteúdo Cerrado nos livros didáticos de Ciências da Natureza, Biologia e Geografia, adotadas pelas escolas do município de Silvânia GO. A análise de conteúdo resultou em categorias relacionadas ao ambiente natural e antrópico. Após as leituras e análises, pode-se constatar que os livros exemplificam o conteúdo ou informam sobre ele, ou seja, são subjetivos e superficiais em relação ao tema. Conduto recomenda-se que os professores procurem materiais complementares ressaltando o Cerrado e sua importância, possibilitando assim que o aluno conheça e aprenda sobre este bioma e sua biodiversidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).