ENSINO EM TEMPOS CRÍTICOS

AS IMPLICAÇÕES DE UM PODCAST SOBRE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DO DIÁLOGO CRÍTICO E DA PRÁXIS DOCENTE

Autores

  • Leonardo da Silva Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Priscila Fabiane Farias Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12673

Resumo

Com as adaptações drásticas e rápidas que instituições educacionais têm vivenciado frente à crise da COVID-19, educadores de todo Brasil têm tido dificuldades na adequação de aspectos do fazer e do ser docente. Nesse cenário, repensar o ensino em nosso país, não apenas durante, mas também no contexto pós-crise, adquiriu caráter de urgência, sendo o diálogo crítico (FREIRE, 1970) componente essencial nesse processo. Baseado no conceito de práxis cunhado por Freire (1970), o projeto de extensão "Podcast Ensino em Tempos Críticos" surgiu na tentativa de contribuir com o processo de reflexão crítica acerca do papel do professor e suas possibilidades. A primeira temporada do Podcast conta com nove episódios nos quais pesquisadores e professores de diferentes regiões e contextos do Brasil debatem sobre temáticas relevantes ao contexto educacional atual. Neste sentido, este artigo objetiva analisar criticamente a realização do projeto deste podcast, considerando as discussões realizadas nos episódios bem como possíveis implicações destas na realidade de sua audiência (alunos, professores e entusiastas da educação), dos convidados do projeto e dos próprios idealizadores do programa e suas práticas (também educadores). A análise reflexiva destes relatos destaca 1) a relevância de espaços de diálogo crítico como meios de fortalecimento e valorização de experiências docentes e 2) a importância da práxis na construção dos caminhos e saberes docentes em tempos críticos.  

Palavras-chave. Podcast. Ensino Crítico. Diálogo Crítico. Práxis.

Biografia do Autor

  • Leonardo da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)


     

  • Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

     

     

     

Downloads

Publicado

2021-12-12