PANDEMIA E CULTURA POPULAR
O ESPAÇO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR PRODUZIDA POR MULHERES NO PROJETO “MULHERES EM CENA”
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i6.12662Resumo
O espaço da produção de mulheres na cultura popular, infelizmente, ainda se encontra nas margens de um cânone de formação androcêntrica. Artistas são muitas vezes tituladas como coadjuvantes e não inseridas em espaços de formação e de valorização da cultura popular, seja em academias, em antologias, ou em festivais, onde comumente a divulgação das expressões artísticas populares fica restrita àquelas de autoria masculina. Segundo Santos (2010), isto tem como causa o forte patriarcalismo enraizado na sociedade brasileira, onde, mesmo em tempos hodiernos, vincula-se o espaço cultural popular à figura masculina. Como espaço de contraposição a esse cenário de silenciamento das vozes femininas, foi criado o projeto de extensão “Mulheres em cena: o protagonismo das mulheres na cultura popular”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto objetiva dar visibilidade e divulgar a produção de mulheres que atuam nas diversas manifestações da cultura popular. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, para manter seus objetivos, foram realizadas algumas adaptações nas ações do projeto, a fim de adaptar o que seria presencial ao espaço virtual, através de blogs e redes sociais. Desse modo, o objetivo desta comunicação é apresentar como o projeto permanece realizando atividades para difundir o papel das mulheres no âmbito da cultura popular mesmo em tempos de pandemia. Com uma metodologia teórico-prática e bibliográfica, tem-se como base os estudos de Zumpthor (2007), Santos (2010), Lemaire (2010), Paulin (2015), dentre outros. Assim, ações extensionistas como o “Mulheres em Cena” promovem a valorização, em qualquer circunstância, da força da cultura popular de autoria feminina.
Palavras-chave. Cultura Popular. Mulheres em Cena. Protagonismo Feminino. Pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).