A VIRGEM SANTÍSSIMA DO QUARTO DE JOANA
Resumo
A tela de Helena Vasconcelos, em óleo sobre tela, dimensões 0,50x0,60, retrata as cenas do conto “A Santíssima Virgem do quarto de Joana”, do livro Ermos e gerais, publicado em 1944 e traz a tona uma série de críticas ao sistema patriarcal das pequenas comunidades goianas. Traduz, em cores e letras, a desditosa existência das moças pobres de outrora, criadas (escravizadas) em casas de famílias, na garantia de um teto e comida e que, muitas vezes, eram enganadas pelos patrões ou seus filhos, no intuito de abuso sexual. A perspicácia do Coronel Rufo para livrar seu filho Dedé de ter deflorado e engravidado Joana se traduz no manejo de uni-la ao coveiro; o que redunda na trágica cena de um canibalismo, no fim de grande sofrimento para a personagem principal do conto, em consonância com a fé. A obra de Helena Vasconcelos apresenta-se rica em detalhes, variações, tons rústicos, em consonância com a época, pessoas e lugares; bem como os detalhes sutis em relação à própria história. Mesmo que cada artista Naif seja um caso específico, há grande comunicação visual com o público, ao constituir memória afetiva da narrativa bernardeana.
Professor Dr. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado
ESPECIFICAÇÃO DOS DADOS TÉCNICOS
A Virgem Santíssima do quarto de Joana
TEC AST
Dimensão 0,50x0,60
Ano: 2021

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).