A MATERIALIZAÇÃO DO ESPAÇO EM “O QUARTO DE JACK”
Resumo
A violência contra a mulher é algo constituído historicamente e produz efeitos nas relações sociais contemporâneas. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo compreender como a relação sujeitos e quarto/cativeiro ocorre pela materialização do espaço, que se constitui pelo foco da câmera em O quarto de Jack. Os principais autores para a fundamentação teórica dessa pesquisa foram Jullier e Marie (2006), que esclarece a importância/significado que a câmera e suas posições exercem na relevância de um filme; Orlandi (2015, 1995) escreve sobre a análise do discurso e aborda os conceitos do discurso, como também a noção de espaço em Bachelard (1978). Em suma, nota-se que o modo de olhar sobre a violência, faz refletir sobre a violência sem mostrá-la de forma explícita, mas mostrar a violência de modo que a faça reverberar nos sujeitos pela constituição do espaço.
Palavras-chaves: Violência; Mulheres; Análise do discurso
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).