O CIDADÃO INVISIBILIZADO
PANDEMIA DE COVID-19 E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE BELÉM
Resumo
Entre março e julho de 2020 morreram mais de cinco mil pessoas em decorrência de COVID-19, em Belém, capital do Pará. O enfrentamento da pandemia exigiu respostas que promovessem a proteção do cidadão. Entretanto, apesar de constar na Constituição Federal de 1988 que todos os indivíduos são iguais perante a lei, esta não é uma realidade quando se considera a população em situação de rua. Neste sentido, este artigo objetivou refletir sobre a condição de cidadania e de invisibilidade da população em situação de rua, em Belém, durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, foi utilizada análise do conteúdo das narrativas presentes na live realizada pela Associação Brasileira de Psicologia Social, registrada em vídeo na plataforma social YouTube, no dia 23 de maio. Verificou-se que foram tomadas medidas protetivas para a população em situação de rua a fim de diminuir os impactos da pandemia, como o abrigamento temporário. No entanto, a situação de extrema vulnerabilidade permaneceu inalterada ao longo da pandemia, especialmente frente às dificuldades de articulação política. Por outro lado, é possível considerar que a disseminação de informações e de ações coletivas junto à população teriam ajudado a formar uma consciência cidadã e a superar a condição de invisibilidade da população em situação de rua.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).