OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA

O CONTEXTO DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF VENECIANO-NOVA VENÉCIA-ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i5.10592

Resumo

O presente estudo integra as ações do Projeto de Pesquisa intitulado “Currículos, Saberes e Experiências: Metodologias do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG) do IFES-Campus Nova Venécia”. Objetiva identificar os desafios do ensino de geografia na perspectiva freireana, no contexto do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Veneciano, situada em Nova Venécia-ES. Tomando como referência as concepções de educação problematizadora, de Paulo Freire; e de abordagem temática no ensino de geografia, de Shoko Kimura, a pesquisa se beneficiou do aporte metodológico da Observação Participante, no cenário que envolveu, sobretudo, uma educadora de geografia e educandos do sexto ano do ensino fundamental. Considerando as concepções teórico-metodológicas adotadas, identificou-se que a limitada autonomia docente e escolar, a “padronização” do trabalho docente, a necessidade de abordagem pedagógica da realidade socioeconômica e da diversidade cultural dos educandos, consistem em desafios para o ensino de geografia na perspectiva freireana.

Biografia do Autor

  • Júlio de Souza Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Vitória.

  • Daiane Gil dos Santos Meloti, Prefeitura Municipal de Itaguaçu

    Licencianda em Geografia pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Nova Venécia.

Publicado

2024-04-03