CORPO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO:
INCURSÕES INICIAIS PELA EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
E
A discussão acerca das relações étnico-raciais atravessa diversas práticas sociais no Brasil e, na atualidade, é materializada a partir de normativas que orientam o trato desses conhecimentos na escola. Por meio de uma educação do corpo, a educação física escolar, pode contribuir com possibilidades de reconhecimento de diferentes corpos e o modo como se expressam a partir de jogos, danças, lutas, entre outras manifestações. Nesse sentido, este trabalho tem como finalidade investigar as relações entre educação física, currículo e práticas corporais indígenas por meio de incursões teóricas iniciais junto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, a pesquisa estruturou-se a partir de pesquisa bibliográfica sobre educação física, currículo e práticas corporais indígenas, e, posteriormente, em análise documental, a partir de incursões pela educação física na Base. Em síntese, embora a discussão das práticas corporais indígenas integre parte das orientações, ela não está presente em todas as unidades temáticas, tampouco em todos os níveis de ensino, fazendo presente apenas nas Brincadeiras e Jogos, nas Danças e nas Lutas, em especial, no ciclo entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Cultura. Currículo. Educação Física. Práticas Corporais Indígenas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).