Para onde vai o mundo:

uma leitura histórico-espacial da BR-070

Autores

  • Emerson Martins Secretaria de Estado da Educação
  • Alex Tristão de Santana Instituto Federal Goiano (IFGoiano)
  • João Batista de Deus Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Adão Francisco de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Valdivino Borges de Lima Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Resumo

Resumo: Os estudos e as pesquisas geográficas de temas correlatos como sistema viário, meios de transporte, redes de fluxos, ritmos de escoamentos, mobilidade interregional,  logística espacial, assumem, atualmente, uma centralidade de interesses, de perspectivas teóricas e de abordagens metodológicas diferenciadas. Algo os unem: desde os estudos clássicos, incluindo os que investigam a hipermobilidade contemporânea, são constituídos mediante análises históricas. Ou seja, se afirmam a partir do reconhecimento de que há um vínculo entre dinâmica territorial do sistema viário e os contextos históricos nos quais se efetivam. Daqui pode-se compreender a dimensão estratégica da construção de vias, ou de redirecionamento para outras vias. Este é o caso da BR-070 que ocupou, nos diferentes períodos históricos, também diferenciadas funções. Em decorrência dessas assertivas cumpre interrogar: como as vias do Cerrado, especificamente a BR-070, se estabeleceu na dinâmica territorial do Cerrado? Face a isso, um conjunto de pesquisadores desenvolveram, durante quatro anos, um acervo de levantamento de dados; organização de colóquios e seminários; trabalhos de campo; construção de princípios teóricos que redundaram numa farta produção acadêmica, do qual este trabalho faz parte.

Palavras-chaves:  Dinâmica territorial da BR-070. Estratégias espaciais. Circulação diferencial. Atores territoriais.

 

Abstract: Geographical researches and studies of common themes as a road system, transportation facilities, networks of flows, rhythms of outflowing, interregional mobility, spatial logistics, currently take on the centrality of interests, theoretical perspectives, and varied methodological approaches. Something gets them together: since the classic studies, which includes those that investigate the contemporary hypermobility, are made upon historical analysis. It means they claim that from the recognition that there is a link between territorial dynamics of the road system and the historical contexts in which they are accomplished. By this point, it may be possible to understand the strategic dimension of the construction of roads or redirecting for other roads. This is the case of the BR-070 highway that occupied, in several historical times, also different roles. By these statements, it is important to ask: how the roads inserted in the Cerrado biome, specifically the BR-070 highway, established itself in the territorial dynamics of the Cerrado? With this in mind, a group of researchers developed, during four years, a collection of data gathering; organization of colloquiums and seminars; fieldworks; construction of theoretical principles which resulted in a plentiful academic production, whose this work is part of.

Keywords: Territorial dynamics of the BR-070 highway. Spatial strategies. Differential circulation. Territorial actors.

Biografia do Autor

  • Emerson Martins, Secretaria de Estado da Educação

    Mestre em Geografia. Pesquisador do Grupo Espaço, Sujeito e Existência (IESA/UFG)

     

  • Alex Tristão de Santana, Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

    Professor no Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

     

  • João Batista de Deus, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Professor no Universidade Federal de Goiás (UFG)

     

  • Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

     

  • Valdivino Borges de Lima, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Professor na Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

     

Downloads

Publicado

2019-08-04

Edição

Seção

Artigos