Educação étnico-racial na educação infantil:

impactos pedagógicos da formação docente pelo programa PARFOR no município do Guarujá-SP

Autores

  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
  • Elisabeth dos Santos Tavares Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

Resumo

Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo abordar a temática da educação étnico-racial na inclusão no currículo da Educação Infantil, na perspectiva do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Considerando os estudos de Careno, Cavalleiro, Chiarello e Rodrigues acerca da educação étnico-racial no currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com participantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo PARFOR, em parceria com uma Universidade localizada no município do Guarujá. Por meio de entrevistas realizadas constatou-se que em documentos oficiais a temática apresenta lacunas para que a escola cumpra seu papel em trabalhar com as crianças a questão da desigualdade. A Teoria das Representações Sociais – TRS foi indispensável na análise desses dados, possibilitando por meio da interpretação desvelar que a formação recebida pelas alunas, bem como a atuação delas na Educação Infantil considerou que as percepções construídas pelos sujeitos da pesquisa a partir da teoria e da prática remetem para além do que propõe as políticas de formação docente no contexto atual.

Palavras-Chave: PARFOR. Políticas Públicas na formação docente. Educação ético-racial. Educação Infantil.

 

Abstract: The present study aims to address the issue of ethnic-racial education in inclusion in the curriculum of children's education, in the perspective of the National Plan for the Training of Teachers of Basic Education - PARFOR. It is considered that this is still very comprehensive, according to the document defining the minimum content to offer for all children at the national level. Through interviews with PARFOR female teachers, it can be seen that the issue presents gaps in order for the school to fulfill its role in working with children on the issue of inequality. The analysis, when verifying the training received by the students, as well as their performance in Early Childhood Education, considers that the perceptions built by the research subjects based on theory and practice go beyond what PARFOR.

Keywords: PARFOR. Public policies in teacher education. Ethical-racial education. Early Childhood Education.

Biografia do Autor

  • Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

    Cursa doutorado em educação matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (CAPES 5), mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), possui graduação em matematica pela Universidade Santa Cecilia (2000), graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003). É titular de cargo efetivo de Diretor de Escola da Prefeitura Municipal de Cubatão, Professor Universitário da Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá, lecionando estatística para os cursos de administração, serviço social, logística, engenharia civil e pedagogia, sendo do último curso também coordenador. Professor na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade à distância de licenciaturas em matemática e pedagogia. 

  • Elisabeth dos Santos Tavares, Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)

    Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Pós-Graduação Lato sensu em Educação a Distância e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância.Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN e CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Edição

Seção

Artigos