A interdisciplinaridade e a formação do sujeito no espaço escolar
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o papel da interdisciplinaridade no processo de formação e emancipação do sujeito a partir de um contexto escolar. Este estudo busca apresentar as possibilidades de uma prática interdisciplinar capaz de promover mudanças sobre a atuação docente rumo aos novos paradigmas educacionais e, para tanto, o referencial teórico contou com os apontamentos de Brandão (2015); Fazenda (2008); Frigotto (2011) Freire (1996) Morin (2011). A metodologia utilizada partiu de estudos e análises bibliográficas de cunho qualitativo com participação em palestras e observação em aulas do Curso de Pós- Graduação em Ensino de Humanidades, oferecido pelo IF- Goiano- Campus- Trindade. Ao falar sobre a formação do sujeito evidencia-se o contexto educacional, o que implica afirmar que a instituição de ensino é por excelência o ambiente que potencializará a emancipação do ser. Dessa forma, espera-se que esse trabalho contribua para a práxis do trabalho pedagógico a partir de uma perspectiva interdisciplinar capaz de despertar novos olhares visando o sujeito e suaemancipação.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Emancipação. Sujeito. Práxis.
Abstract: The present work presents reflections on the role of interdisciplinarity in the process of formation and emancipation of the subject throw a school context. This study aims to present the possibilities of an interdisciplinary practice capable of promoting changes on the teaching performance, towards new educational paradigms, and, for that, the theoretical reference had the notes of Brandão (2015); Farm (2008); Frigotto (2011) Freire (1996) Morin (2011). The methodology used was based on studies and bibliographic analyzes of a qualitative nature with participation in lectures and observation in classes of the Graduate Course in Humanities Teaching, offered by IF-Goiano-Campus-Trindade. When talking about the formation of the subject, the educational context is evidenced, which implies that the institution of education is by excellence the environment that will enhance the emancipation of the being. Thus, it is expected that this work contributes to the praxis of pedagogical work from an interdisciplinary perspective capable of arousing new perspectives aimed at the subject and his emancipation.
Keywords: Interdisciplinarity. Emancipation. Subject. Praxis.
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