Educação inclusiva e a formação inicial de professores na Universidade Federal de Goiás
Resumo
Resumo: A pesquisa intitulada Educação inclusiva e a formação docente está vinculada ao curso de Especialização em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano – Campus Trindade) e teve como objetivo central investigar a inserção do conteúdo de educação inclusiva nas licenciaturas vinculadas à formação de docentes para o ensino na educação básica ofertadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiânia. Parte-se do pressuposto que o contato com disciplinas que discutem educação inclusiva na formação inicial docente é fundamental, sobretudo para os profissionais que atuarão nas redes de ensino público, o que proporcionará capacitação frente à diversidade encontrada em sala de aula, contribuindo assim para o real processo de inclusão escolar. Para a realização deste trabalho, optou-se pela pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Ao analisar os Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) e suas matrizes curriculares, foi possível constatar que apenas quatro cursos de licenciaturas ofertam disciplinas relacionadas aos fundamentos da educação inclusiva, sendo eles: Pedagogia, Química, Dança e Educação Física. Espera-se que este estudo possa contribuir e dar visibilidade e ressaltar a importância da temática nos cursos de formação de professores.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação docente. Licenciaturas da UFG/Regional Goiânia. Prática pedagógica.
Abstract: The research headed Inclusive Education and teacher education is bound to the Specialization course in teaching of humanities of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano – Campus Trindade) and it had as main purpose to investigate the Inclusion of the content of inclusive education in the undergraduate courses bound to the training of teachers for teaching in basic education offered by the Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiânia. We start from the assumption that the contact with subjects in which is discussed inclusive education in teacher training is very important, mostly for professional who will act in public education, what can enable them initially to face the diversity found in the classroom, in order to contribute to the real process of school inclusion. For accomplishing this work, we opted for bibliographic research and documentary research. When analyzing the pedagogical projects of the course (PPCS) and their curricular matrices, it was possible to note that only four undergraduate courses offer subjects related to the fundamentals of inclusive education, being them: Pedagogy, Chemistry, Dance and Physical Education. It is hoped that this study can contribute and give visibility to the importance of the theme in teacher training courses.
Keywords: Inclusive education. Teacher training. Licentiations of UFG/Regional Goiânia. Pedagogical practice.
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