Da palavra como ferida hedionda
Resumo
Resumo: Por meio de um convite, é possível solicitar, ordenar, recomendar, atrair ou incitar. O atendimento positivo a esse tipo de documento implica ingresso em evento ou espetáculo. É sob a égide desse termo que o trabalho apresenta o romance O casamento, lançado em 1966, de Nelson Rodrigues, ao mesmo tempo em que formula uma proposta de leitura para a obra: diante de um turbilhão de vertigens, o ideal de masculinidade, construído na figura paterna – ao mesmo tempo em que cede espaço para algo falido, desmoralizado, que não se sustenta –resulta na delação de um sistema patriarcal ridicularizado. Em meio a essas construções, o paralelo estabelecido entre masculinidade e homossexualidade contribui para a derrocada do macho. O homoerotismo, por sua vez, virá, sempre, performado por meio da palavra, constituinte do imaginário erótico de figuras que desejam carimbar o masculino como algo estável na narrativa. No entanto, apesar de todos os esforços dos personagens, o que se obtém é uma virilidade escassa, deteriorada e rala, nas palavras de um deles. O trabalho conclui que, mais do que atacar o matrimônio e seus procedimentos, o romance-convite se presta a evidenciar uma modernidade decadente e, nesse sentido, a homossexualidade enrustida aparece como linha de força no emaranhado de fraquezas humanas constituintes da “época mais cínica de todas”, na célebre definição rodriguiana.
Palavras-chave: O casamento. Nelson Rodrigues. Masculinidade. Homossexualidade. Fantasia Erótica.
Abstract: An invitation works as a way to request, to order, to suggest, to appeal to or to provoke. Attending to it implies to take part in an event or a performance. It is under the aegis of this term that this article introduces the novel O casamento, published in 1966, by Nelson Rodrigues. At the same time, it formulates a reading proposal: in the face of a vertiginous whirlwind, the ideal masculinity, built upon the paternal figure, turns out to be a denunciation of a scorned patriarchal system. Meanwhile, a ruined, demoralized, unsustainable thing takes over. Among these constructions, a parallel created between masculinity and homosexuality contributes for deposing the macho. Homoerotism, at its turn, will always be performed through speech. It is a component of the erotic imaginary of characters who desire to stamp masculinity as something that is stable. In spite of characters ‘efforts, it is a scant, sparse and worn, virility is derived from their words. This text leads to the conclusion that more than to attack marriage or its proceedings, the novel-invitation serves to evince a declining modernity. In this sense, a bashful homosexuality comes out as a line of force. It seems all tangled up with the human fragility inherent to “the most cynical age among all”, quoting the famous definition by Rodrigues.
Keywords: O casamento. Nelson Rodrigues. Masculinity. Homosexuality. Erotic Fantasia.
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