A atualidade da obra de Ruy Mauro Marini para entender o agrohidronegócio brasileiro e suas implicações para a segurança e a saúde dos trabalhadores
Resumo
Resumo
A obra do sociólogo brasileiro Ruy Mauro Marini é uma das mais importantes e originais contribuições marxistas à compreensão do desenvolvimento da América Latina, de todos os tempos. Este artigo propõe a retomada de sua teria da dialética da dependência e do conceito de superexploração do trabalho para lançar luzes sobre a dinâmica atual do agrohidronegócio exportador de commodities, em franca expansão no Brasil, e seus impactos à segurança e à saúde dos trabalhadores. O principal argumento defendido é que os apontamentos de Marini continuam sendo extremamente pertinentes em nossos dias, na medida em que permitem entender os riscos e agravos como inerentes à própria forma de inserção dos países dependentes na divisão internacional do trabalho, independentemente do nível de tecnificação dos processos produtivos.
Palavras-chave: Ruy Mauro Marini; teoria da dialética da dependência; superexploração do trabalho; agrohidronegócio; saúde do trabalhador.
Abstract
The Brazilian sociologist Ruy Mauro Marini's composition is one of the most important and original Marxist contributions to the Latin America development understanding of all time. This article proposes the revival of his dialectic-dependency theory and the revival of the worker's over exploitation to highlight the current dynamic of the commodities exporter water agribusiness, in open expansion in Brazil, and its safety and health impacts to the workers. The main defended argument is that Marini's viewpoints continue to be extremely relevant nowadays, since it permits to understand the risks and injuries as inherent to the self-insertion way of the international work division of the dependent countries, apart from the technical level of the fruitful processes.
Keywords: Ruy Mauro Marini; Dialectic-dependency Theory; work over-exploitation; Water agribusiness; Worker's health.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).