REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO DA CIDADE NA EPOPÉIA DE GILGAMESH: A URUK DAS GRANDES MURALHAS
Palavras-chave:
Representação. Cidade. Uruk. Epopéia de GilgameshResumo
Desde a problemática que gira em torno de seu próprio conceito até sua existência física, a cidade é uma construção simbólica constituida a partir da interação entre elementos de origem natural e humana. Assim, ela só pode ser compreendida se historicizada. O objetivo deste artigo é identificar a imagem da cidade de Uruk elaborada a partir de um conjunto de representações que aparecem na Epopéia de Gilgamesh, uma das primeiras obras literárias da humanidade, compilada por volta do século VII a. C. O referencial teórico que nos auxiliará nesta tarefa está relacionado aos conceitos de identidade, discurso, cultura e representação.
Downloads
Publicado
2012-11-08
Edição
Seção
Humanidades
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).