ENTRAVES NA ATUAÇÃO DO(A) TURISMÓLOGO(A) FRENTE À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM ATRATIVOS GEOTURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/kgjvwt61Palavras-chave:
Gestão de Riscos, Resiliência, GeoturismoResumo
A gestão de riscos de desastres em áreas turísticas naturais constitui um campo ainda incipiente, especialmente no que se refere à participação do(a) turismólogo(a). Este artigo examina os entraves que limitam a atuação profissional em territórios sujeitos a riscos naturais, articulando evidências da literatura, análise documental e políticas públicas. Os estudos sobre geoturismo enfatizam sua natureza educativa, interpretativa e conservacionista, destacando a importância do engajamento com comunidades locais e da mediação entre turistas e território. No entanto, observa-se que as atribuições tradicionalmente associadas ao turismo permanecem centradas no planejamento operacional e na gestão de serviços, desconsiderando competências relacionadas à comunicação de riscos, orientação em emergências e participação em processos de governança territorial, elementos essenciais em áreas vulneráveis. As diretrizes nacionais e internacionais para redução de riscos de desastres reforçam a necessidade de equipes interdisciplinares capazes de integrar saberes técnicos e conhecimentos locais, abrindo espaço para maior contribuição dos profissionais do turismo. Contudo, barreiras institucionais, lacunas formativas e limitações operacionais ainda dificultam essa integração. Ao discutir tais desafios, o artigo amplia o debate sobre o papel estratégico do turismo na proteção e resiliência dos destinos turísticos, evidenciando a necessidade de diretrizes específicas que qualifiquem a participação do(a) turismólogo na prevenção, resposta e recuperação diante de desastres naturais em áreas turísticas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

