RESÍDUOS AGROALIMENTARES:
UMA REVISÃO SOBRE IMPACTOS E ESTRATÉGIAS DE MINIMIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/tmmara27Palavras-chave:
Produção alimentícia; Resíduos agroindustriais; Economia circular.Resumo
No decorrer dos anos, a indústria alimentícia tem sido responsável por gerar grandes quantidades de resíduos agroindustriais em sua cadeia produtiva, a saber: cascas, sementes, e outros resíduos que, se dispostos incorretamente, podem causar impacto ao meio ambiente. Este trabalho visa levantar e analisar informações presentes na literatura sobre os resíduos agroindustriais, discutindo a importância de sua gestão para a minimização dos impactos negativos em sistemas de produção agroindustriais, apresentando alternativas mais sustentáveis na produção, tendo como um dos princípios a economia circular, que visa reutilizar resíduos em processos produtivos e reduzir o descarte inadequado desses materiais. Desta maneira, o presente estudo apresenta uma revisão literária de estudos científicos publicados nos últimos 11 anos, utilizando como principais meios de consulta às bases de dados: Google acadêmico, Scielo e Science Direct. Observa-se que o aproveitamento dos resíduos agroindustriais, por meio do beneficiamento de subprodutos, tem agregado valor às cadeias produtivas, além de reduzir os impactos ambientais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

