DAS RAÍZES AOS KURUMINS:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ALFREDO LIMA, ALDEIA KATU-RN
DOI:
https://doi.org/10.31668/t0n2ac68Palavras-chave:
Educação intercultural, Etnoconhecimento, TerritórioResumo
Este artigo apresenta uma experiência de educação ambiental e práticas agroecológicas desenvolvida com crianças da Escola Municipal Indígena Alfredo Lima, localizada no território Potyguara Katu, no Rio Grande do Norte. Fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, o estudo buscou investigar na prática o papel da horta escolar indígena como ferramenta de educação ambiental agroecológica, promovendo a integração entre conhecimentos tradicionais, sustentabilidade e práticas pedagógicas em educação ambiental no cotidiano escolar. A partir da oficina “Das Raízes aos Kurumins”, foram realizadas ações práticas de cuidado com a horta escolar, como o manejo do solo, podas, consórcio de culturas e produção de mudas, envolvendo os alunos, professores, agricultores locais e doutores do saber. As atividades foram mediadas por música, jogos, oralidade e escuta ativa, valorizando o território como espaço educativo. Os resultados apontam que a horta escolar é, além de espaço de produção alimentar e medicinal, um ambiente de cura, afirmação identitária e continuidade dos saberes indígenas. Conclui-se que a educação ambiental fundamentada na agricultura local e nos princípios agroecológicos possibilitam uma prática pedagógica fortalecedora para a autonomia, para a relação com a terra e o crescimento saudável das espécies vegetais e das crianças, no contexto escolar indígena.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

