DAS RAÍZES AOS KURUMINS:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA ALFREDO  LIMA, ALDEIA KATU-RN

Autores

  • Samyra Kelly de Lima Marcelino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Layanne Alencar de Lima e Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Júlia Rélene de Freitas Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Carla Liziane da Silva Secretaria Municipal de Educação de Goianinha - RN

DOI:

https://doi.org/10.31668/t0n2ac68

Palavras-chave:

Educação intercultural, Etnoconhecimento, Território

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de educação ambiental e práticas agroecológicas desenvolvida com crianças da Escola Municipal Indígena Alfredo Lima, localizada no território Potyguara Katu, no Rio Grande do Norte. Fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, o estudo buscou investigar na prática o papel da horta escolar indígena como ferramenta de educação ambiental agroecológica, promovendo a integração entre conhecimentos tradicionais, sustentabilidade e práticas pedagógicas em educação ambiental no cotidiano escolar. A partir da oficina “Das Raízes aos Kurumins”, foram realizadas ações práticas de cuidado com a horta escolar, como o manejo do solo, podas, consórcio de culturas e produção de mudas, envolvendo os alunos, professores, agricultores locais e doutores do saber. As atividades foram mediadas por música, jogos, oralidade e escuta ativa, valorizando o território como espaço educativo. Os resultados apontam que a horta escolar é, além de espaço de produção alimentar e medicinal, um ambiente de cura, afirmação identitária e continuidade dos saberes indígenas. Conclui-se que a educação ambiental fundamentada na agricultura local e nos princípios agroecológicos possibilitam uma prática pedagógica fortalecedora para a autonomia, para a relação com a terra e o crescimento saudável das espécies vegetais e das crianças, no contexto escolar indígena.

 

Biografia do Autor

  • Samyra Kelly de Lima Marcelino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestranda em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN (2016-2021). Pós-graduanda em Ensino de Teatro pelo IFRN (2023-2024). Formação em técnico de informática pelo IFRN (2012-2016). Atuou como Pesquisadora em Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde do RN (SESAP-RN), desenvolvendo o projeto intitulado "Ecologia de Saberes em PICS: Ciclos de formações integrativas", desenvolvendo espaço de autocuidado para os servidores e formações em PICS junto com a comunidade. Atuou como terapeuta integrativa voluntária do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares da UFRN (LAPICS/UFRN), desenvolvendo práticas de meditação, aromaterapia, reiki e auriculoterapia. Conduz rodas de saberes e práticas de autocuidado em contato com a natureza, atuando em comunidades tradicionais e movimentos sociais do campo, abordando agroecologia e saúde, medicina indígena, plantas medicinais e desenvolvimento sustentável. Possui interesse em pesquisas na área de Educação indígena, Território e Saúde, Conservação Ambiental, Medicina Indígena, Neurociências, Memória, Agroecologia, Cartografias Sociais.

  • Layanne Alencar de Lima e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais, onde foi bolsista CAPES (2019 - 2021), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Graduada em Tecnologia em Gastronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Baturité (2016 - 2018). Teve formação em inglês pelo Cento de Ensino FISK (2006 - 2013). Cursou três semestres de Italiano, em curso de extensão promovido pelo IFCE - Campus Baturité. Bolsista PIBIC - IFCE (2016 - 2017) e PIBIC - CNPq (2017 - 2018), atuante nas linhas de pesquisa em Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), Comida de Verdade, Cultura Alimentar e Alimentos Tradicionais; Trabalhando também e principalmente com povos tradicionais, indígenas, quilombolas e pesqueiros. Militante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e da Coletiva Motim Feminista, atuando como agricultora urbana no projeto Sementes Urbanas. 

  • Júlia Rélene de Freitas Rodrigues, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes - Instituto Prominas (2019). Técnica em Meio Ambiente pelo Centro de Profissionalização e Educação técnica (CPET) (2021). Mestra em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) campus Universidade federal Rural do Semi-Árido. Principais áreas de interesse/atuação: educação ambiental; tecnologias ambientais e sociais; etnoconhecimento; gestão ambiental urbana e rural; energia solar fotovoltaica; energias renováveis.

  • Carla Liziane da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Goianinha - RN

    Atuo há 14 anos na área da educação, sendo atualmente vice gestora da Escola Municipal Indígena Alfredo Lima, localizada no Território Potiguara Katu, em Goianinha/RN. Graduada em Pedagogia e pós-graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Neuroeducação. Licenciando no curso de Educação Intercultural Indígena. Ao longo da minha trajetória, venho se dedicado ao fortalecimento da Educação Escolar Indígena, à gestão participativa e à valorização das práticas pedagógicas que integram os saberes acadêmicos aos conhecimentos tradicionais indígenas, promovendo uma educação intercultural que reafirma a identidade Potiguara e reconhece os modos próprios de ensinar e aprender da comunidade. Sua atuação abrange desde a organização administrativa até a promoção de projetos culturais, ambientais e pedagógicos, voltados à formação integral dos estudantes e ao fortalecimento da comunidade escolar.

Publicado

2025-12-12