ÁGUA, DE USOS A CONFLITOS:
ESTUDO DE CASO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPECURU, MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/xnqnfh26Palavras-chave:
Disponibilidade hídrica; Qualidade da água; Conflitos Hídricos.Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar os principais usos da água e cenários de conflitos hídricos na bacia hidrográfica do rio Itapecuru. Os usos da água foram identificados a partir de visitas de campo na bacia hidrográfica, análise de imagens de satélite e de revisão de literatura; o balanço hídrico foi verificado pela comparação entre a disponibilidade hídrica dos corpos d´água e a demanda hídrica outorgada; a condição de qualidade da água foi definida a partir do índice de qualidade da água - IQA-CCME e os cenários de riscos de conflitos foram traçados em função do balanço hídrico e da condição de qualidade da água dos rios Alpercatas e Itapecuru. Os resultados mostraram que existe uma grande diversidade de usos da água na bacia hidrográfica, com destaque a irrigação, ao abastecimento urbano e rural, pecuária, indústria, mineração e lazer. Mostraram ainda, uma grande disponibilidade hídrica, com baixo comprometimento da oferta de água com percentuais inferiores a 25%, com possível subestimação por conta de captações irregulares; condição de qualidade da água ruim, tendo em vista a classe de enquadramento dos corpos d´água e cenários de riscos de potenciais conflitos hídricos em função da perda de qualidade da água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

