ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE PIQUET CARNEIRO COMO SUBSÍDIOS PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL E TERRITORIAL

Autores

  • Beatriz Lopes e Figueredo Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Rita Vidal Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31668/z59ehw91

Palavras-chave:

Cartografia temática; Sustentabilidade ambiental; Semiárido cearense.

Resumo

Este artigo apresenta a caracterização ambiental do município de Piquet Carneiro, localizado no Sertão Central do Ceará, com o objetivo de subsidiar o planejamento ambiental e territorial por meio da análise integrada dos componentes do meio físico. A pesquisa foi conduzida a partir da metodologia dos estudos integrados, com base em levantamento bibliográfico, análise documental, dados cartográficos e atividades de campo. Foram analisados elementos como clima, hidrografia, geologia, geomorfologia, pedologia e cobertura vegetal, representados através da cartografia temática. Os resultados revelam a presença de uma paisagem marcada pela dominância da Caatinga e por uma estrutura geoambiental complexa, composta por depressões sertanejas, maciços residuais e planícies fluviais, cada qual associada a tipos específicos de solos e fitofisionomias. A análise evidencia a necessidade de integrar as variáveis ambientais às estratégias de ordenamento do território, reforçando a importância do planejamento pautado na funcionalidade ecológica e na sustentabilidade. A partir dessa abordagem, o estudo contribui com uma base técnica qualificada para ações públicas voltadas à conservação dos recursos naturais e à melhoria das condições de vida da população local, reafirmando a relevância da geoecologia da paisagem na gestão territorial de regiões semiáridas.

Biografia do Autor

  • Beatriz Lopes e Figueredo, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal do Ceará (2016), especializações em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2018) e em Engenharia de Segurança do Trabalho (2021) pela UniATeneu e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2021). Atualmente é doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Gestão de Resíduos Sólidos, Planejamento e Gestão Ambiental, Gestão de Projetos Urbanos, Assessoria e Licenciamento Ambiental.

  • Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

    Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1981), Mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza - Espanha (1987), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo (1993), Pós-doutorado em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba. (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e Professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

  • Maria Rita Vidal, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Maria Rita Vidal concluiu Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia (2004). Pós-doutorado Geografia (2022). Desde 2016 é Professora efetiva da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Em 2021 passou a compor o quadro docente Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará - UFPA, desde 2023 compoe o corpo de professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente -Prodema/UFC. Em 2024 passa a compor o quadro de professora permamente do Programa de Pos-Graduação em Geografia da UNIFESSPA. Compõe o quadro de Pesquisadores do Observatório da Gestão Costeira no Estado do Pará. É pesquisadora dos grupos de pesquisas: GEEASPA e Geômeros - Geossistemas modelização gráfica com recursos orbitais de sensores multiespectrais e Geoecologia da Paisagem e Educação Ambiental Aplicada - UFC. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Geoecologia das Paisagem e Sistemas Geoinformativos. Com experiências nas áreas da Geoecologia da Paisagem; Análise e planejamento ambiental.

Publicado

2025-12-12