PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS:
EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EMTI PROFESSOR ÁLVARO COSTA
DOI:
https://doi.org/10.31668/rpd67a38Palavras-chave:
Educação ambiental, TDICs, Geografia escolarResumo
Entendendo o histórico e contexto da educação ambiental, o presente artigo é fruto de uma atividade de educação ambiental desenvolvida em estágios na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa, localizada em Fortaleza (CE), tal atividade realizou-se em duas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental anos finais e teve como objetivo promover a análise crítica de problemas socioambientais urbanos no contexto local. Portanto, este trabalho busca discutir sobre educação ambiental compreendendo a sua importância nas aulas de geografia e abordar o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino. Como metodologia, foi realizado pesquisa bibliográfica sobre assuntos de Educação Ambiental, ensino de geografia e uso de TDICs. Com os principais autores sendo Travassos (2001); Meneguzzo e Meneguzzo (2013); Rodriguez e Silva (2016). A atividade, intitulada de “Geornalistas”, teve como etapas aulas expositivo-dialogadas, escrita de crônicas, roteirização, filmagem e edição de um material audiovisual jornalístico produzido pelos estudantes. Como resultados os vídeos foram exibidos em sala de aula para socialização entre os colegas, concluindo-se que o ensino de educação ambiental associado a utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem ser possíveis no ensino de geografia escolar pois estimula uma visão científica crítica e promove maior integração participativa entre os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais (2238-3565)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

