DIÁLOGOS DE SABERES SOBRE O MANGUEZAL:

EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM MARISQUEIRAS DE PARACURU (ESTADO DO CEARÁ)

Autores

  • Wanda Letícia Xavier Siqueira Universidade Federal do Ceará
  • Silmara Costa Loiola Universidade Federal do Ceará
  • Matheus Campos da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Lucas Barreto Batista Universidade Federal do Ceará
  • Jorge Sánchez-Botero Universidade Federal do Ceará
  • Danielle Sequeira Garcez Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31668/nwc20h90

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Etnociência, Percepção ambiental

Resumo

Este estudo retrata experiência de Educação Ambiental (EA) desenvolvida com mulheres marisqueiras em Paracuru, município litorâneo do Ceará, cuja população tradicional tem forte vínculo com os ecossistemas costeiros, em especial o estuário do rio Curu. O objetivo da ação foi promover o diálogo entre saberes científicos e tradicionais, por meio de dinâmicas participativas sobre ecologia estuarina. As atividades foram realizadas em fevereiro de 2025, no IFCE – Campus Paracuru, junto ao Coletivo Guerreiras das Águas, durante evento alusivo ao Dia da Marisqueira (22/02), e abordaram temas como biodiversidade, relações tróficas e percepção ambiental, com participação de cerca de 30 pessoas. As metodologias empregadas foram lúdicas e visuais, incluindo jogos, encenações e produção artística. Os resultados revelaram que as participantes mobilizaram conhecimentos empíricos adquiridos ao longo da vivência no manguezal, demonstrando capacidade de interpretar e representar criticamente as relações ecológicas do ambiente, bem como identificaram impactos ambientais existentes, que afetam a mariscagem. A mediação dialógica e o reconhecimento dos saberes locais favoreceram a apropriação dos conteúdos científicos de forma significativa. Conclui-se que práticas educativas que valorizam o conhecimento tradicional contribuem para o fortalecimento do protagonismo comunitário e para a conservação ambiental participativa, sendo fundamentais no contexto de uma EA crítica, inclusiva e permanente.

Biografia do Autor

  • Wanda Letícia Xavier Siqueira, Universidade Federal do Ceará

    Cientista Ambiental, pela Universidade Federal do Ceará e integrante do Laboratório de Ecologia Pesqueira e Estudos Socioambientais (LEPES), LABOMAR. Fortaleza, Ceará, Brasil

  • Silmara Costa Loiola, Universidade Federal do Ceará

    Bióloga, Mestre em Ciências Marinhas Tropicais. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - CNPq. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil

  • Matheus Campos da Silva, Universidade Federal do Ceará

    Cientista ambiental, Doutorando em Ciências Marinhas Tropicais. Bolsista da
    Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

  • Lucas Barreto Batista, Universidade Federal do Ceará

    Cientista Ambiental. Mestrando em Ciências Marinhas Tropicais. Integrante do Laboratório de Ecologia Pesqueira & Estudos Socioambientais. Instituto de Ciências do Mar - Labomar, da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

  • Jorge Sánchez-Botero, Universidade Federal do Ceará

    Professor Dr. do Departamento de Biologia. Coordenador do Laboratório de Ecologia Aquática e Conservação (LEAC). Coordenador do projeto “Abordagem ecossistêmica e projeção de cenários frente a alterações ambientais em estuários da costa semiárida no nordeste brasileiro” – Chamada CNPq/MCTI/FNDCT/CT-Hidro N° 63/2022 (Processo 409354/2022-8) - Linha 1 Gestão integrada de recursos hídricos na zona costeira brasileira.

  • Danielle Sequeira Garcez, Universidade Federal do Ceará

    Bióloga, Professora Dra. Associada IV. Coordenadora do Laboratório de Ecologia Pesqueira & Estudos Socioambientais. Tutora do Programa de Educação Tutorial– PET Oceanografia. Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais / Instituto de Ciências do Mar – Labomar. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado

2025-12-12